terça-feira, 17 de julho de 2012

VÍDEO DA QUADRILHA 2012 EMEI MARIA MADALENA

Quadrilha os Pequenos na Roça da EMEI MARIA MADALENA evento Junino 21/JUNHO/2012 e apresentação da escola na festa do Padroeiro São Pedro da comunidade local. A escola no processo de Transformação Social para a cidadania.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

ATIVIDADES COM BOLAS

São atividades com valor exploratório, pois são realizadas para explorar e exercitar os movimentos do próprio corpo, seu ritmo, sua cadencia e seu desembaraço, bem como os efeitos que sua ação pode produzir.





REFLEXÃO
" DEUS é alegria. Uma criança é alegria. Deus e uma criança têm isso em comum: ambos sabem que o universo é uma caixa de brinquedos. Deus vê o mundo com os olhos de uma crianças. Está sempre à procura de companheiros para brincar ".
( Rubem Alves)




ATIVIDADE DE MOVIMENTOS TURNO DA MANHÃ


Atividades para a educação física:

Conteúdo: sensório motor, agilidade, lateralidade, por cima e por baixo, motricidade ampla e atenção.

BRINCADEIRA: Centopéia

Material: BOLAS

Formar duas colunas com os alunos sentados.
·         Os primeiros de cada fila terão que passar a bola por cima da cabeça até chegar ao ultimo;
·         O último da fila que terminar primeiro vai para frente e continua.
·         A equipe que termina primeiro todo o processo serão os vencedores.

Ressaltando que  a bola terá que passar de mão em mão por cima, como também identificar pela direita e depois pela esquerda.
A Brincadeira é muito emocionante e divertida educandos e educadores.
As atividades físicas e recreativas visam: o desenvolvimento pessoal: domínio do próprio corpo; o que ele pode realizar com o corpo todo e com cada uma de suas partes; o domínio das coisas que o cercam: como utilizá-las, como se situar no tempo e no espaço; o desenvolvimento das qualidades sociais de cooperação, solidariedade, comunicação, e entre outras atividades dinâmicas e criativas.






















DIRETORA ADJUNTA DA EMEI


     Eu sou Eliane Nunes Farias funcionária desta instituição desde 2007, iniciei minha contribuição como secretária, com o aumento da nossa clientela em 2011  a convite estou ocupando a função de Diretora Adjunta, trabalho que venho desenvolvendo junto com a Diretora com a finalidade de contribuir no desafio a inclusão social.
Dez / 2011

COORDENADORA PEDAGÓGICA DA EMEI


       Eu sou Valdicleide de Oliveira Vasconcelos, faço parte do quadro do município, venho desenvolvendo minha função pedagógica nesta instituição desde 2007, sou graduada em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia, em 2011 fui convidada para exercer a função de Coordenadora Pedagógica na EMEI Mª Madalena, função esta que me sinto honrada e grata por terem acreditado no meu potencial, a equipe da Maria Madalena vem em busca no desafio da inclusão social, em todos os âmbitos a EMEI tem como objetivo central de desenvolver na criança o seu lado imaginário através    do   lúdico     com   o    foco     principal  de  “ APRENDER BRINCANDO  E  CRESCER  CRIANDO”.   

          DEZ/2011


FINAL DE ANO LETIVO DEPOIMENTO DE ALUNOS


Eu Maria clara aluna da EMEI turma Pré I B tarde, estou expressando os meus sentimentos sobre a minha escola, o que eu gosto é de brincar, também das histórias que as tias contam,  as tarefas, dos colegas, dos meus professores que me ensinam o que é certo e errado, me leva para passear e me ensina a fazer meu nome, conheço as cores e as letras. E se Deus quiser estarei com todos os meus amigos e tias na minha creche no ano que vem.

Maria Clara Souto da Silva ( 4 anos) 
        Avaliação 2011





Amo a minha escola, sou o primeiro a chegar à creche, fico feliz com os meus amigos e professora, gosto do amigo David. Vou senti saudades de todos os amigos e as brincadeiras.
      Agradeço por mãe (vó) ter me colocado na escola é minha mãe que amo muito e ela estar sempre cuidando de mim. Já faço o meu nome, conheço as cores e números.


      Diogo da Silva Ferreira (6 anos)



DEPOIMENTO DE DOCENTES DA EMEI





     A EMEI Maria Madalena Xavier de Lira  tem um trabalho social voltado para as famílias, com preocupações com a qualidade e bem estar dos alunos. O trabalho da equipe dos professores e gestores vem mostrando o que é uma gestão democrática onde todos participam das tomadas de decisões, as ações só tendem a melhorar e beneficiar o coletivo. Porém toda preocupação da gestora em trabalhar o lúdico de maneira prazerosa e acima de tudo garantindo a qualidade de ensino nas modalidades Creche I, II e Pré I, II proporcionando uma Educação Infantil de qualidade onde brincando também aprende.
       
  Silvana Lira Bernardes - PRÉ II B

Sinto-me honrada por fazer parte dessa instituição de ensino onde estou inserida há dez anos, e posso afirmar que no decorrer desse tempo muitas coisas mudaram principalmente no que diz respeito à estrutura física do espaço escolar com a reforma que foi feita, o espaço ficou com a cara de Educação Infantil, onde as crianças sentem-se acolhidas de forma prazerosa, às crianças realmente têm o seu direito de vivenciar a sua infância.

Espedita Lúcia da Silva Tiano  - Educadora PRÉ II A 


DEPOIMENTO COMUNIDADE LOCAL DA EMEI


 Sou Rosilda, Conhecida como Rosa Costureira vizinha e mãe (minhas filhas em anos anteriores estudaram neste estabelecimento de ensino infantil). 
    Hoje me achou honrada como cidadã por termos em nossa comunidade uma escola quase de primeiro mundo, em todos os termos desde a gestora até a auxiliar de serviços gerais.

        Rosilda Maria de Andrade  -   Avaliação 2011

REFLEXÃO GESTÃO E NOVAS TECNOLOGIAS ESCOLAR


O gestor escolar, no processo de mudança desenvolve práticas profissionais nos espaços que estar inseridos, busca fortalecer o ensino contribuindo na perspectiva de implementar mecanismos que favorece ao desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e subsídios ao suporte de se ter um ensino de qualidade no processo democrático e participativo.
Os gestores do sistema educacional precisarão ter mais empenho no seu papel de atender as necessidades dos espaços escolares com ferramentas ousadas da nova tecnologia no mundo virtual aberto com tomadas de decisões no coletivo.
Neste mundo globalizado em que vivemos precisam de todas as ferramentas necessárias para subsidiar nossa dinâmica, sejam elas de conhecimento específico ou da própria área de trabalho ou mesmo através do uso de novas tecnologias, seja digital ou virtuais e entre outras.
“ uma escola que faz a gestão do conhecimento e que permite a criatividade e a autonomia, é uma escola que está contribuindo adequadamente para a construção do verdadeiro saber coletivo” Scheila.
A escola na transformação social contribui para formar o cidadãs críticos e participativos, o elo na interatividade e insistir numa atitude colaborativa.

Sabe-se que é preciso investir em conhecimento tanto no corpo docente como nas ferramentas de trabalho para que a mudança organizacional escolar ocorra, todos os envolvidos sejam co-responsável a inovação como desafio e situação motivadora para desenvolverem um trabalho para além de seus próprios limites. 
A inserção das novas tecnologias na gestão escolar é fundamental, uma vez que “hoje é necessário que cada escola mostre sua cara para a sociedade, que diga o que está fazendo, os projetos que desenvolve, a filosofia pedagógica que segue, as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola”. (MORAN, 2003, p. 3). Assim, a participação dos pais e alunos é facilitada, bem como a troca de informações e experiências com a comunidade e a discussão e tomada de decisões compartilhadas.


terça-feira, 10 de julho de 2012

INTERVENÇÃO NO HÁBITO ALIMENTAR



A equipe pedagógica observando os educandos no cotidiano escolar da EMEI percebeu-se que os mesmos não têm habito alimentar de salada de frutas, um dos cardápios nutritivo na instituição escolar.
A equipe preocupada na ausência de vitamina no hábito alimentar procurou desenvolver um dia para cada turma participar da construção da salada de frutas. Intervindo da seguinte maneira:
No primeiro momento, por semana cada turma fica responsável de separar as frutas e contar as unidades de abacaxi, maças, bananas, mamão, polpa de manga ou goiaba e o mel de abelha para implementar.
O grupo observa todo processo da construção da salada de frutas e ficam radiantes com a delícia como também a beleza que fica e interagem com os demais como se deu o processo.
Reúnem-se as demais turmas para degustar  a salada de frutas no refeitório.
A dinâmica do processo de construir da salada de frutas deu bons resultados, aumentando a procura da salada de frutas, adaptando-se ao hábito de aceitar o cardápio do dia, salada de frutas!
 Ressalta-se que enquanto uma turma participa do processo de construção as demais estão desenvolvendo ações e atividades relacionadas à temática frutas, alimentação  saudáveis, música sobre frutas, contação de história prazer ou dirigida entre outros momentos de interatividade.
 Entende-se que o professor é considerado o elemento principal no processo de educação nutricional dos alunos, por se encontrar em posição estratégica e em contato diário com os mesmos.
Portanto, a realização do processo de construção da salada minimizou a   falta de aceitação do cardápio da escola. O processo avaliativo estar sendo satisfatório com os atores da instituição escolar onde estão inseridos.
As atividades do momento foram desenvolvidas nesta Terça-feira em 10/JUL/2012 às 14h30min foram às seguintes no:
PRÉ II B – Momento no refeitório participando da construção da salada de frutas. Com a educadora Silvana Lira.
PRÉ II A -  Roda de conversas, movimentos, contação de história prazer, participando de brincadeiras cantando a música abacaxi-xi... com a educadora Vanessa Cássia.
PRÉ I B   -  Contação de história “ A SEMENTE DA VERDADE” seguida com atividade coletiva árvore com frutos identificando os frutos com o nome próprio, utilizando tinta guache, papel 40, pinceis, giz de cera... com a educadora Lúcia Tiano e a educadora de apoio Patrícia Juliana.
PARCEIROS AS MERENDEIRAS ( Núbia e Dona Francisca).