quinta-feira, 23 de agosto de 2012

PROJETO SUSTENTABILIDADE


A EMEI Maria Madalena Xavier de Lira localizada no Ipiranga do município de São José do Egito, estar desenvolvendo o PROJETO SUSTENTABILIDADE. Tem como finalidade de informar a comunidade escolar e local a necessidade de conscientizar a todos os inseridos a respeito dos problemas ambientais de nossa região. Visa aprofundar o conhecimento a cerca da importância da sustentabilidade e suas especificidades no cenário ambiental.
A equipe da instituição, parceiros e os envolvidos no projeto na perspectiva de elevar e fortalecer o conhecimento e importância da sustentabilidade na dinâmica do cenário ambiental promoverá momentos de vivências interno e externo no desafio de sensibilizar as famílias, como também todos os envolvidos diretos e indiretamente a respeito dos problemas ambientais, o que poderíamos contribuir para amenizar a situação agravante do nosso país, principalmente em nossa região, alto sertão do PAJEÚ pernambucano.
Ressaltando-se que a escola como espaço de transformação social estar cada vez mais empenhada no projeto será implementado ações sociais educativas e socioassistências no processo preventivo, reaproveitamento, reciclados, coleta seletiva de lixo, palestras, reuniões, visitas, trabalhos artesanal e entre outras ações.  
Espera-se atingir com este projeto sustentabilidade, dar o primeiro passo para a conscientização dos nossos educandos e famílias com o intuito de adquiriram hábitos e compreensão a cerca do mundo ambiental, cultural, social e econômico na qual se valorize com um novo olhar a partilha, a solidariedade priorizando o bem comum.
A avaliação será continua afim de que se possa manter a consistência do projeto a partir das observações direta e indiretamente do desenvolvimento e execução das ações promovidas e praticadas pelos os envolvidos na busca de conscientizar a todos sobre o equilíbrio, a importância e os benefícios que se pode ter com a sustentabilidade.
Portanto, o projeto vem com a finalidade de conscientizar a comunidade escolar e local da problemática sustentabilidade que assume neste século um papel central na reflexão em torno das dimensões do desenvolvimento e das alternativas que se configuram.


































Sr. ADALBERTO






























Sra. Fátima
































Os alunos vivenciando o projeto SUSTENTABILIDADE visitaram O casal de agricultores a Senhora Fátima e o Sr. Alberto, residentes no Sítio Felipe em São José do Egito-PE, no Pajeú pernambucano participa de vários projetos da Agricultura Familiar.
Atuando numa área em torno de 06 hectares,   planta  fruteiras pelo terreno de forma diversificada e no ano de 2002 construiu uma barragem subterrânea para a produção de vegetais durante toda época do ano e na seqüência um projeto de criação de galinhas caipira de olho no mercado que exige produtos de origem sustentável, produto vendido na feira de São José do Egito.

As galinhas  se alimentam no sistema semi-intensivo, hora em campo, hora no criatório, prática que permitiu o aumento do número de aves no processo produtivo.

As fruteiras e hortaliça estão inscrita em dois Programas:
 PAA – Programa de Aquisição de Alimentos os produtos são distribuídos em hospital, PETI, CASA DO IDOSO, CRECHES e entre outros programas sociais.
 PNAI – Programa Nacional da Agricultura dirigido a comprar no mínimo 30% da Agricultura Familiar os  produtos são distribuídos em Escolas.
Bio Digestor é um tanque que funciona para gerar gás utilizam em parceria com a DIACONIA fornece esterco de gado, ou porco para gerar o gás chamou a atenção das crianças e equipe.
O cacimbão abastece a comunidade, só há água por conta da barragem subterrânea.
Existem plantações de hortelã, espinafre, manjericão, couve,  cebolinha,  cenoura, alface e entre outros produtos saudáveis. Ressalta-se que toda plantação é abastecida pelo cacimbão, como também toda a comunidade local.
 A visita atendeu a todas  as expectativas da etapa do projeto as crianças creche II e PRÉ I A ficaram satisfeitas observaram e socializaram em roda de conversas este momento.