segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Frases & Pensamentos de Paulo Freire
























Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. 
A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante: o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.
                                              
Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política. Autor de Pedagogia do Oprimido, um método de alfabetização dialético, se diferenciou do "vanguardismo" dos intelectuais de esquerda tradicionais e sempre defendeu o diálogo com as pessoas simples, não só como método, mas como um modo de ser realmente democrático.

Em 13 de abril de 2012, foi sancionada a lei 12.612 que declara o educador Paulo Freire Patrono da Educação Brasileira.


PAULO FREIRE  SEUS SABERES... SEUS PENSAMENTOS...
NOSSAS REFLEXÕES...

"A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria."

"Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo."

"Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes."

"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes."

"Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos"

"A liberdade, que é uma conquista, e não uma doação, exige permanente busca. Busca permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. Ninguém tem liberdade para ser livre: pelo contrário, luta por ela precisamente porque não a tem. Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão."

"A leitura do mundo precede a leitura da palavra"

"Conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer."

"Mas a gente sempre erra, como dizia Paulo Freire, somos seres inacabados, há sempre novos erros a cometer, novas lições a aprender"

"Além de um ato de conhecimento, a educação é também um ato político. É por isso que não há pedagogia neutra."

"O professor é um coordenador de atividades que organiza e atua conjuntamente com os alunos."

"A construção do conhecimento se faz através do diálogo"

"Se aprende com as diferenças e não com as igualdades"

"Ninguém ignora tudo. Ninguém sabe tudo. Todos nós sabemos alguma coisa. Todos nós ignoramos alguma coisa. Por isso aprendemos sempre."

"Não posso ser professor se não percebo cada vez melhor que, por não poder ser neutro, minha prática exige de mim uma definição. Uma tomada de posição. Decisão. Ruptura. Exige de mim que escolha entre isto e aquilo".

"Só desperta paixão de aprender, quem tem paixão de ensinar."

" O educando se torna realmente educando quando na medida em que conhece, ou vai conhecendo (...) e não na medida em que educador vai depositando nele a descrição dos objetos ou dos conteúdos".

"Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino".

"Conhecimento memorizado, não é conhecimento construído!"

"QUEM FORMA SE FORMA E RE-FORMA AO FORMAR E QUEM É FORMADO FORMA-SE E FORMA AO SER FORMADO".

"Se a Educação pudesse falar, ela diria: Tenho que compreender quão limitada me obrigam a ser, dados os limites políticos que não me permitem ultrapassar".

"Pensar certo...é não estar demasiadamente certo de suas certezas..."

"A educação modela as almas e recria os corações ela é a alavanca das mudança"

"O Ensino deve permitirr que brilhe, com o máximo de intensidade, a luz que cada ser humano porta dentro de si".

"Quando um sonhador se junta a outro sonhador eles encurtam a distância entre o sonho e a vida sonhada."


Paulo Freire





sábado, 15 de dezembro de 2012

FINAL DO ANO LETIVO DE 2012 LEMBRANÇAS

 Mais um ano letivo chega ao fim.  Ficaram muitas lembranças!!!

Chegamos ao final de mais um ano letivo 2012, foram muitos momentos bons e várias conquistas no contexto escolar no desafio de contribuir para a construção de se ter uma educação de qualidade.
Todos os momentos foram ricos para fortalecer minha prática profissional e capacidade para construímos saberes em equipe. 
Sou grata as oportunidade de conviver e fazer parte na história da EMEI Maria Madalena Xavier de Lira interagindo com toda comunidade escolar  e parceiros da escola com o apoio constante da Secretaria Municipal de Educação na Pessoa da secretária Roseane Borja, programas e políticas públicas existente no municípios. Ressaltando que a Dra. Clara Daise psicologa da rede contribuiu com suas habilidades especificas nos dando norte para desenvolver um trabalho humanizado atendendo as necessidades da escola, família, alunos e equipe EMEI com seu apoio, orientação e encaminhamentos.
A participação ativa de todos foi muito importante para a instituição escolar percebe-se os avanços na busca de fazer uma educação a qual queremos ter.  Conseguimos fazer um elo de integração FAMÍLIA/ESCOLA. Todos foram os construtores desta obra.
Ressaltando que as crianças que passaram por nossa gestão levam lembranças que muitos nos dão depoimentos (família e educandos) que sentem falta de toda acolhida, acolhida essa que:  só aconteceu por quer  essa equipe fez a diferença, trabalha com compromisso, doa-se, cativa as pessoas, faz tudo por amor, dinamiza as atividades... essa equipe da EMEI Mª Madalena é maravilhosa a qual tive a oportunidade de trabalhar. 
No processo de toda trajetória construímos momentos de grande desafios em fazer Inclusão Social com a família na escola sem vocês educadores e parceiros não teriamos conseguido realizar  um trabalho que foi tema da minha Monografia de Especialização em Gestão Escolar ( 2012) e Psicopedagogia (2010).
Agradeço a todos que durante toda trajetória 2010 a 2012 estiveram juntos na construção de saberes e acreditaram na transformação social dos inseridos no espaço de educação infantil, Aprender  Brincado e Crescer Criando.
 Os resultados de todos os  trabalhos desenvolvidos na instituição foram sempre gratificantes na perspectiva de  olhar democrático, participativo  onde todos souberam valorizar seus trabalhos com competência, humildade... na difícil arte de intervir  na construção de formar cidadãos conscientes para a vida.
Aqui fica os meus agradecimentos a todos que contribuíram direto ou indiretamente  com todo trabalho desenvolvido na EMEI Maria Madalena Xavier de Lira.
Portanto, serei sempre Sheyla Ferreira,  a companheira de todas as horas, a enfermeira que sabem onde encontrar, a  educadora que acredita na educação para todos  com equidade, SUCESSO.


EMEI Mª Madalena Xavier de Lira com Sheyla Ferreira, Eliane Nunes, Valdicleide, Silvana Lira, Espedita Lúcia, Rosa Maria, Rosali, Rubênia, Maria Madalena, Luciete, Daniella, Darcilena, Marcioneide, Patrícia, Aline Feitosa, Marcela, Marcelo, Vanessa, Mário, Rafael, Geovonaldo, Núbia André, Ivoneide, Ivanice, Dona Francisca, Neta... alunos e familiares. Amigos da escola e colaboradores Direto Dra. Clara (Psicóloga) Drª Iara (Dentista-PSF), Dr. Osman (Médico-PSF) toda equipe do PSF do bairro, Drª Dalva e entre outros colaboradores que tiveram participação nas ações da escola (palestras, encontros diversos).



sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O FAXINEIRO



faxin
Um homem que estava desempregado disputava uma vaga para ser faxineiro da Microsoft.
O gerente de recursos humanos o entrevistou, fez um teste pedindo para que ele varresse o chão, e lhe disse:
“Parabéns, o serviço é seu. Me dê o seu e-mail para que eu envie a ficha de inscrição, com a data e a hora em que você deverá se apresentar para o serviço”.
O homem ficou desesperado, porque não tinha computador, muito menos e-mail. O gerente de RH disse então que lamentava o ocorrido, mas que a ausência de e-mail significava que ele estava fora do que acontecia no mundo , que virtualmente o homem não existia, e que, como não existia, não poderia trabalhar, por isso teria que providenciar um e-mail urgente.
O homem saiu desesperado, sem saber o que fazer e com somente 10 dólares no bolso. Não entendia muito de computador e nem sabia por onde começar. Parou e pensou. Sua família estava precisando muito e ele não podia voltar pra casa só com aquilo.
Decidiu então ir ao supermercado e comprar uma caixa com 10 quilos de tomates. Indo de porta em porta, resolveu vender os tomates a quilo e, em menos de duas horas, já tinha conseguido duplicar seu capital.
Depois de repetir a operação mais três vezes, voltou para casa com 60 dólares.
O homem pensou e viu que poderia sobreviver dessa maneira. Saiu de casa cada dia mais cedo e chegava do trabalho cada dia mais tarde, vendendo de porta em porta.

Pouco tempo depois comprou uma Kombi.
Foi progredindo e depois trocou a Kombi por um caminhão.
Foi prosperando e chegou a ter uma pequena frota de veículos para distribuição.

Cinco anos depois, o homem se tornou dono de uma das maiores distribuidoras de alimentos dos Estados Unidos.
Pensando no futuro da família, decidiu fazer um seguro de vida.
Chamou um corretor, acertou um plano justo e, ao final da conversa, o corretor lhe pediu um endereço de e-mail para enviar a proposta.
O homem respondeu que não tinha e-mail.
Curioso, o corretor lhe disse:
“Você não tem e-mail e chegou a construir esse império? Imagine o que você seria se tivesse um e-mail!”.
E o homem respondeu:
“Se tivesse um e-mail, seria faxineiro da Microsoft!”
Pense nisso.

REFLEXÃO


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

TURMA ANJOS E RESGATES 2012 - DESPEDIDA DA PRÉ ESCOLA DA EMEI Mª Madalena

 

 
Registros dos momentos importantes dos educando das turmas PRÉ II A  e PRÉ II A de 2012  com  as educadoras Silvana Lira e Maria Madalena. 
Vários registros de construção com os alunos no cotidiano escolar.
Os alunos estão despedindo-se do pré escolar da instituição Maria Madalena Xavier de Lira do município de São José do Egito/PE localizada no Bairro Ipiranga, e saindo para entrar em uma nova etapa de suas vidas.
Toda  equipe da EMEI Mª Madalena Xavier de Lira deseja aos alunos sucesso em suas novas trajetórias na buscar de construir saberes para a vida.
Agradecimento especial aos pais pela integração família/escola. Participação ativa na vida escolar dos seus filhos constribuindo para a tranformação social.

APRENDER BRINCANDO E CRESCER CRIANDO


domingo, 9 de dezembro de 2012

SÃO JOSÉ DO EGITO APROVADO NO SELO UNICEF EDIÇÃO 2009-2012




 SÃO JOSÉ DO EGITO foi contemplado com o SELO UNICEF Município Aprovado, Edição 2009-2012.



Na quinta-feira dia (29/NOV), em Brasília. São José do Egito recebeu o selo pela primeira vez,  representado pelo prefeito Evandro Valadares e a Secretária de Educação  Roseane Borja.                                                Reconhecimento da UNICEF pelos investimentos na garantia dos diretos da criança e do adolescente, através do monitoramento e acompanhamento dos indicadores sociais de gestão pública: impacto social e participação social nas áreas de Educação, Saúde e Assistência Social.

SÃO JOSÉ DO EGITO entre os municípios que receberam o Selo UNICEF Edição 2009 – 2012:
Agrestina, Aliança, Arcoverde, Bezerros, Caruaru, Correntes, Glória do Goitá, Granito, Gravatá, Itacuruba, Jucati, Jupi, Limoeiro, Pedra, Petrolândia, Petrolina, Riacho das Almas, Salgueiro, Santa Terezinha, São Caetano, São José do Egito, Serra Talhada, Sertânia, Tabira, Tacaratu e Triunfo.


Prefeito Evandro Valadares- São José do Egito/PE
Conquista o SELO UNICEF - Edição 2009-2012

ENCONTRO ESTADUAL COOPERJOVEM - GESTORES E COORDENADORES

V ENCONTRO COOPERJOVEM ESTADUAL de COORDENADORES E GESTORES EM PESQUEIRA/PE.
TEMA: Liderança e Trabalho em Equipe Escolar.
Palestrante: Jussara Kouri
Com Edilene Henrique,Claudete Leite SiqueiraPaulo José SilvaLucelia AlmeidaDamião LopesNeli GóisAna Lucia Soares...Turmas Jatobá, Ingazeira, Afogados da Ingazeira, Pesqueira, Santa Cruz e São José do Egito.
07 e 08 de Dezembro/2012.

COLAÇÃO DE GRAU - ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR


Momento da apresentação do TCC do Curso de Especialização em Gestão Escolar ao lado da nossa orientadora Professora Gleide Peixoto. 
Cursistas do Município de São José do Egito Sheyla Ferreira, Damião Lopes e Edilene Henrique gestores da rede Municipal.
Agradecemos a toda equipe da Escola de Gestores da educação básica - UFPE por todo o empenho e dedicação, principalmente a professora Gleide Peixoto responsável pela disciplina PROJETO VIVENCIAL e orientou o Trabalho de Conclusão do Curso.
SOLENIDADE DE CONCLUSÃO DO II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
SERÁ REALIZADO DIA 10.12.2012, NO TEATRO DA UFPE, NO HORÁRIO DAS 08:00 ÀS 12:00 HORAS.

Turma polo de SALGUEIRO-PE