domingo, 17 de junho de 2012

I ASSEMBLEIA DO SETOR DAS PASTORAIS SOCIAIS


A  Diocese de Afogados da Ingazeira promoveu dia 16 e 17 do corrente mês em Triunfo/PE a I Assembleia do Setor das Pastorais Sociais – SPS,  o  evento foi coordenado por padre Luiz Marquez  tendo como palestrante Junior da cidade de Serra Talhada o qual atendeu a todas as expectativas programadas.
O primeiro momento houve a apresentação do cronograma de trabalho, dando continuidade com o resgate das Pastorais Sociais e suas ações,  traçados uma trajetória histórica de vivências de trabalhos realizados em épocas atrás riqueza de recordações e fatos ocorridos levantados por missionários  convidados para participar do resgate, lindo momento.
Conceito, o que é Pastoral Social, os desafios, identidade e missão da Pastoral Social levando a reflexão e apresentação de trabalhos em grupo por pastoral, levantamento quais pastorais existente na diocese, como anda as ações e atividades e quais as principais necessidades e dificuldades  concluindo com a oficialização da composição do Setor Pastoral da Diocese democraticamente contemplando o baixo, médio e alto pajeú.
No segundo momento, apresentação da Escola Fé e Política explanação da Escola de Formação na Diocese (Curso de Direitos Humanos) concluindo com a socialização da realização do evento da  5ª semana  Social que acontecerá  em Agosto do corrente ano.
O Setor Pastoral Social tem como objetivo favorecer a articulação/comunhão entre as Pastorais Sociais com a finalidade de refletirem juntos os desafios e propiciar uma evangelização integral na paróquia.
O  Setor, usa uma metodologia de realizar encontro semestral, pautado por três elementos:
Espiritualidade;   Doutrina Social da Igreja; Articulação de casos/situação inter-pastorais.
A Pastoral Social, a missão coloca-se na fronteira da evangelização no mundo dos pobres e marginalizados. As pastorais Sociais mais conhecidas:
Pastoral da Criança; Pastoral da Pessoa Idosa; Pastoral Carcerária; Pastoral do Menor; Pastoral da Sobriedade...
Para a Igreja o serviço da caridade “é expressão  irrenunciável á sua própria essência”. A Pastoral Social é expressão  desta caridade e solicitude da Igreja com as situações nas quais a vida está ameaçada. É através das Pastorais Sociais que a Igreja, se faz efetivamente “samaritana”.

Sheyla Ferreira
Igreja Matriz São José/São José doo Egito
Diocese de Afogados da Ingazeira/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário