domingo, 10 de junho de 2012

UM PROGRAMA DE VIDA NOVA

A Diocese de Afogados da Ingazeira realizou neste sábado dia 09 de março do corrente mês uma Assembleia de Conselho Diocesano de Pastoral na cidade de Flores/PE, sobre a coordenação de Dom Egídio Bissol com a participação dos párocos e representantes de pastorais do Médio, Baixo e Alto Pajeú.
O Encontro, momento de muita interação, reflexão e ação, cada responsável das prioridades apresentaram: passos dados, dificuldades, projetos, repasse e informativo de agenda Diocesana, evento muito proveitoso.
Dentro da pauta, houve o momento do repasse do I Curso de Formação e Capacitação para novos agentes de Pastoral da Sobriedade CNBB Ne2 realizado em Ipuarana/PB nos dias 09,10 e 11 de Março do corrente ano ressalta-se que a Diocese foi representada por três missionários, São José do Egito (01)  e Afogados da Ingazeira(02).
A Pastoral da Sobriedade está em processo de implantação na Diocese. A pastoral é uma atuação da Igreja Católica em resposta ao problema social do alcoolismo, do usuário de drogas e outros tipos de dependências.  Apresenta uma ação concreta diante de um problema da sociedade, no momento em que ele se apresenta. É uma resposta da Igreja a uma problemática social.
A Pastoral da Sobriedade tem como objetivo prevenir e recuperar usuários psicoativos e outros tipos de dependências. A qual tem como missão Evangelizar, Anunciar Jesus Cristo através do serviço, do diálogo e do testemunho de comunhão fraterno, integrando fé e vida e promovendo a dignidade da pessoa e da família, contribuindo para a construção de uma sociedade justa e  solidária.
Os agentes da pastoral terão como missão expressar o amor gratuito do Pai, que desperta em nós a solidariedade com o mundo e com a humanidade fazendo dos excluídos os nossos preferidos.
A pastoral tem como linha de ação: a prevenção,  intervenção, recuperação, reinserção familiar e social e atuação política para a implementação de ações integradas em defesa da vida.
A porta de entrada da pastoral se da com a formação dos grupos de Auto-Ajuda realizado na paróquia através de reuniões permanentes onde propõe um Programa de Vida Nova com desafio à conversão e ao engajamento na família, Igreja e na sociedade.
O Programa de Vida Nova vivencia a Terapia do Amor, da Escuta e do Perdão, que estimula para uma mudança de comportamento pessoal e das relações familiares; nos leva à CONVERSÃO, num processo gradual e permanente. “O milagre se dá na perseverança”.


  REFLEXÃO
“Pare de colocar sua felicidade cada dia mais distante. Não sofra pelos objetivos que ainda não atingiu se alegre pelos alcançados e trabalhe pelos que virão!!!"

Sheyla Ferreira
Igreja Matriz São José – São José do Egito/PE
Diocese de Afogados da Ingazeira/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário