sábado, 23 de junho de 2012

INCLUSÃO SOCIAL COM DESAFIO DA FAMÍLIA NA ESCOLA



UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - UFPE
ESCOLA DE GESTORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
II CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
POLO: SALGUEIRO - PE




         O presente projeto, que ora apresentamos, é uma escolha do grupo que será vivenciado para atender a uma exigência da disciplina Projeto Vivencial do II Curso de Especialização em Gestão Escolar da Escola de Gestores UFPE, sobre a orientação da professora Gleide Peixoto, tendo como problemática relevante, definida coletivamente no processo avaliativo contínuo do Projeto Político Pedagógico da escola, a qual percebemos a importância do acompanhamento ativo da família na vida escolar de seus filhos, com esta visão, ressaltamos uma análise da temática da opção 03.
             O projeto de intervenção, Inclusão Social um desafio com as famílias na escola, será executado nas escolas de Ensino fundamental e educação infantil no município de São José do Egito, alto sertão pernambucano, com uma população de mais de 34 mil habitantes.
            A Secretaria Municipal de Educação contribui na construção de fazer uma educação de qualidade e atende as exigências no que preconiza as leis vigentes pré-estabelecida para elevar a educação num processo democrático. O projeto visa implementar e promover nas escolas municipais a motivação, visitas domiciliares as famílias, estimulá-las e inseri-las na escola de seus filhos, participarem das atividades e ações desenvolvidas no espaço escolar onde estão inseridos, estimular outros profissionais no processo de inclusão social, promover eventos com participação de toda a comunidade escolar e entre outros parceiros escolar ativo nas tomadas de decisões da escola elevando a qualidade de ensino no desenvolvimento de aprendizagens dos atores inseridos.
             Pretende-se com este trabalho, que sirva de estímulo as famílias e/ou os responsáveis acompanharem  a vida escolar dos seus filhos ao meio que estão inseridos elevando a auto-estima de todos os envolvidos, num processo socioeducativo e socioassistencial com práticas profissionais  inovadoras na busca de fortalecer a transformação social na perspectiva de fazer gestão democrática e participativa no desenvolvimento de aprendizagens num processo avaliativo educacional.
            Portanto, a educação que pretendemos implementar nos espaços escolares da nossa rede de ensino municipal, é que seja desenvolvido um trabalho com missão socioeducativa e assistencial, onde todos os envolvidos tornem-se agentes participativos, críticos e construtores em formar cidadãos conscientes e protagonistas de suas histórias, contribuindo na qualidade da educação que pretendemos alcançar, tendo como aliado a família.
            Observando e identificando a falta dos familiares no acompanhamento das atividades e ações desenvolvidas nas instituições escolares, nos fez elaborar e apresentar esta proposta de projeto de intervenção para minimizar a ausência dos familiares em todo processo educativo dos seus filhos na promoção de formar cidadãos conscientes, críticos e construir um espaço de transformadores sociais e participativos.
            Pressupondo que é de grande importância e desafio o fazer da inclusão social das famílias nas escolas, busca-se resgatar e fortalecer a interação desses atores no meio e no espaço educativo onde estão inseridos.
            Ressaltamos que o apoio de parceiros nesse processo de contribuição para a educação é fundamental para que as famílias conquistem seus espaços de direitos e deveres, onde juntos desenvolve-se um trabalho de condições de melhoria ao aprendizado dos sujeitos envolvidos no educandário, intervindo com mecanismos para suprir cada situação presente nas suas especificidades e nas personalidades de todas as crianças e no convívio familiar.
            Com a implantação da inclusão social das famílias na vida escolar dos seus filhos, buscamos trazer para dentro da instituição escolar, envolvendo no cotidiano e interagindo no processo educativo, o desenvolvimento de ações na escola com o intuito de fazer integração da família com o aluno, a escola e a comunidade, norteadas por políticas públicas e programas sociais existentes no município e, ainda, envolvendo no processo socioeducativo e socioassistencial, voltado para toda a dinâmica do cenário educativo dos envolvidos com participação e co-responsabilidades que atenda todo contexto educativo dentro da sua realidade sócio cultural e o que preconiza as leis vigentes educacionais na sua totalidade e universalidade.

Equipe:
                                                                                                           DAMIÃO LOPES DE ARAÚJO
                                                                                        MARIA EDILENE DA SILVA HENRIQUE
                                                                                       SHEYLA MARIA FERREIRA DE MOURA
São José do Egito/PE
Secretaria Municipal de Educação 



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