terça-feira, 10 de julho de 2012

INTERVENÇÃO NO HÁBITO ALIMENTAR



A equipe pedagógica observando os educandos no cotidiano escolar da EMEI percebeu-se que os mesmos não têm habito alimentar de salada de frutas, um dos cardápios nutritivo na instituição escolar.
A equipe preocupada na ausência de vitamina no hábito alimentar procurou desenvolver um dia para cada turma participar da construção da salada de frutas. Intervindo da seguinte maneira:
No primeiro momento, por semana cada turma fica responsável de separar as frutas e contar as unidades de abacaxi, maças, bananas, mamão, polpa de manga ou goiaba e o mel de abelha para implementar.
O grupo observa todo processo da construção da salada de frutas e ficam radiantes com a delícia como também a beleza que fica e interagem com os demais como se deu o processo.
Reúnem-se as demais turmas para degustar  a salada de frutas no refeitório.
A dinâmica do processo de construir da salada de frutas deu bons resultados, aumentando a procura da salada de frutas, adaptando-se ao hábito de aceitar o cardápio do dia, salada de frutas!
 Ressalta-se que enquanto uma turma participa do processo de construção as demais estão desenvolvendo ações e atividades relacionadas à temática frutas, alimentação  saudáveis, música sobre frutas, contação de história prazer ou dirigida entre outros momentos de interatividade.
 Entende-se que o professor é considerado o elemento principal no processo de educação nutricional dos alunos, por se encontrar em posição estratégica e em contato diário com os mesmos.
Portanto, a realização do processo de construção da salada minimizou a   falta de aceitação do cardápio da escola. O processo avaliativo estar sendo satisfatório com os atores da instituição escolar onde estão inseridos.
As atividades do momento foram desenvolvidas nesta Terça-feira em 10/JUL/2012 às 14h30min foram às seguintes no:
PRÉ II B – Momento no refeitório participando da construção da salada de frutas. Com a educadora Silvana Lira.
PRÉ II A -  Roda de conversas, movimentos, contação de história prazer, participando de brincadeiras cantando a música abacaxi-xi... com a educadora Vanessa Cássia.
PRÉ I B   -  Contação de história “ A SEMENTE DA VERDADE” seguida com atividade coletiva árvore com frutos identificando os frutos com o nome próprio, utilizando tinta guache, papel 40, pinceis, giz de cera... com a educadora Lúcia Tiano e a educadora de apoio Patrícia Juliana.
PARCEIROS AS MERENDEIRAS ( Núbia e Dona Francisca).
  































































Nenhum comentário:

Postar um comentário