terça-feira, 10 de julho de 2012

RETROSPECTIVA AVALIATIVA 2010/2011






















































































Considerando a Lei nº 9.394/96 em seu artigo 22 que a Educação Infantil é parte integrante da Educação Básica, cuja finalidade é desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Essa dimensão de instituição voltada à introdução das crianças na cultura e à apropriação por elas de conhecimentos básicos, requer tanto seu acolhimento quanto sua adequação e interpretação em relação às crianças pequenas.  Na dinâmica da instituição é concedido como um conjunto de práticas e ações desenvolvidas neste espaço escolar infantil, buscando articular experiência e os saberes das crianças desde bem pequenas estabelecem com os professores e as outras crianças afetos e construção de suas identidades.
As práticas que estruturam o cotidiano da Instituição Infantil devem considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motor, afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética, sócio-educativo e sócio-cultural das crianças, intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas.  As experiências de aprendizagem que se espera promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidade que assegurem as metas educacionais do seu projeto pedagógico. A criança da Educação Infantil encontra-se basicamente nos estágios sensório-motor, estágio simbólico e intuitivo, iniciando sua descoberta do mundo por intermédio de suas ações, manipulando os elementos do meio e experimentando os efeitos de suas ações sobre elas.
Na perspectiva social, sabe-se que desde muito cedo, a criança está mergulhada em um sistema de significações sociais e será mediado pelo adulto nas suas relações de aproximação, compartilhar e elaborar conteúdos da sua cultura e também irá desenvolver capacidades de relacionar-se e transpor a fase egocêntrica na qual se encontra. Portanto, o currículo da educação infantil deverá adotar conteúdos de forma que atenda aos níveis ou ciclo de ensino.
A instituição tem uma estrutura física pequena sem espaço para ampliação, temos três salas de aulas amplas, uma sala multifuncional que tem a função de atender salas individuais, tendo como responsável professor que desenvolve atividades diversificadas envolvendo recreação, contação de histórias, artes, vídeos, jogos, musica e entre outras atividades que envolvem a ludicidade, imaginário e atividades motoras. A instituição possui uma caixa de areia com escorrego, um pátio amplo sem cobertura que possibilita realizar atividades livres. Possui também, um escovódromo, dois banheiros infantis, que foram adaptados com sanitários pequenos, possibilitando assim trabalhar a autonomia/independência das crianças nessa faixa etária, pequeno espaço para fazer uma horta, sala de  professores equipada e organizada para reunião e/ou estudos, com computador para atender as necessidades do corpo docente. Uma sala de gestores com birôs, computador, gela água, almoxarifado, banheiro para funcionários. Retirada a escadaria sendo implantada uma rampa dentro dos padrões legais de fácil acesso para locomoção dos envolvidos na instituição, Contamos com um refeitório padronizado para atender as crianças, cozinha equipada com almoxarifado de alimentos. Brinquedos reciclados de papelão, cano, pneus, corda, garrafa PET, ferro, tecidos etc.
A equipe da Secretária Municipal de educação estimula e adota programas de formação continua e de graduação para os profissionais (que não têm) objetivando criar condições de formação de competência, viabilizando a introdução nos padrões de gestão de ensino, bem como, a ascensão funcional. Esta ação oportuniza cada educador, a auto-fornação permanente, conquistando a autonomia intelectual, tornando-se responsável pela socialização colaborativa de novos conceitos, práticas e atitudes no âmbito da educação.
Porém, o que não se pode faltar na Educação Infantil é conhecer as características de cada faixa etária; garantir que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento; seja baseada em uma proposta pedagógica consistente; rotina, planejamento e a avaliação das atividades; Brincar; Linguagem Oral; Movimento; Arte; Identidade e Autonomia, Natureza e Sociedade, Matemática.
Tudo levando em consideração a organização do tempo, do espaço e dos materiais em função das características da turma por modalidade. As condições sobre o desenvolvimento infantil, respeitando o modo de ser e de pensar específicos de cada idade, desenvolver as diversas linguagens na aprendizagem.
Como todo e qualquer planejamento a avaliação, os resultados obtidos deverão ser analisados buscando melhorias para o desenvolvimento do processo de ensino. O PPP da escola tem como objetivo de ser reavaliado a cada seis meses com parcialidade nas reuniões mensais com os pais e comunidade escolar, buscando com isso atingir os objetivos proposto para a faixa etária dos envolvidos no espaço escolar.
As avaliações são realizadas tanto com os pais, comunidade escolar, conselho escolar, equipe pedagógica e funcional desta instituição. Sempre são participes do sucesso da escola em todos os seus aspectos físicos, educativo, cultural, político, construindo juntos os desafios de uma gestão democrática os envolvidos assumem sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola, nas decisões partilhadas no coletivo envolvendo todo, direto e indiretamente na escola.
A educação Infantil é extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano.
Portanto, quando o gestor escolar constrói no coletivo democraticamente com participação no espaço de transformação social com compromisso de fazer os alunos cidadão através da construção coletiva, as crianças precisão ser portadora de direitos, saberes e de conhecimento. Aprender brincando e crescer criando, a educação Infantil é à base do desenvolvimento de aprendizagem para fortalecer e trilhar os caminhos do ensino fundamental e seguir como sujeitos de direitos, educação para todos em sua universalidade com eqüidade.
 Compartilhando  retrospectiva avaliativa de 2010/2011 
Reunião com a comunidade escolar e local, Acompanhamento psicológico com educandos e família,  Apresentações dos indicadores de qualidade, processo avaliativo do ano letivo, eventos datas comemorativas e projetos, atividades dirigidas e prazerosas, reconto de historia, dramatizações e teatro, música, movimentos, dia da beleza, dia integral da criança na escola, leitura contextualizada, aula passeio, higiene bucal parceiros Unidade da Saúde da Família, planejamento pedagógico, horta, hora da merenda, brincadeiras com objetos reciclável... e entre outras atividades e ações. A  Equipe EMEI buscar desenvolver um trabalho com um novo olhar para educação Infantil " aprender brincando e crescer criando ".



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