Considerando a Lei nº 9.394/96 em seu artigo 22 que a Educação Infantil é
parte integrante da Educação Básica, cuja finalidade é desenvolver o educando,
assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e
fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores. Essa
dimensão de instituição voltada à introdução das crianças na cultura e à
apropriação por elas de conhecimentos básicos, requer tanto seu acolhimento
quanto sua adequação e interpretação em relação às crianças pequenas. Na dinâmica da instituição é concedido como
um conjunto de práticas e ações desenvolvidas neste espaço escolar infantil,
buscando articular experiência e os saberes das crianças desde bem pequenas
estabelecem com os professores e as outras crianças afetos e construção de suas
identidades.
As práticas que estruturam o cotidiano da Instituição Infantil devem
considerar a integralidade e indivisibilidade das dimensões expressivo-motor,
afetiva, cognitiva, lingüística, ética, estética, sócio-educativo e
sócio-cultural das crianças, intencionalmente planejadas e permanentemente avaliadas. As experiências de aprendizagem que se espera
promover junto às crianças e efetivar-se por meio de modalidade que assegurem
as metas educacionais do seu projeto pedagógico. A criança da Educação Infantil
encontra-se basicamente nos estágios sensório-motor, estágio simbólico e
intuitivo, iniciando sua descoberta do mundo por intermédio de suas ações,
manipulando os elementos do meio e experimentando os efeitos de suas ações
sobre elas.
Na perspectiva social, sabe-se que desde muito cedo, a criança está
mergulhada em um sistema de significações sociais e será mediado pelo adulto
nas suas relações de aproximação, compartilhar e elaborar conteúdos da sua
cultura e também irá desenvolver capacidades de relacionar-se e transpor a fase
egocêntrica na qual se encontra. Portanto, o currículo da educação infantil
deverá adotar conteúdos de forma que atenda aos níveis ou ciclo de ensino.
A instituição tem uma estrutura física pequena sem espaço para ampliação,
temos três salas de aulas amplas, uma sala multifuncional que tem a função de
atender salas individuais, tendo como responsável professor que desenvolve
atividades diversificadas envolvendo recreação, contação de histórias, artes,
vídeos, jogos, musica e entre outras atividades que envolvem a ludicidade,
imaginário e atividades motoras. A instituição possui uma caixa de areia com
escorrego, um pátio amplo sem cobertura que possibilita realizar atividades
livres. Possui também, um escovódromo, dois banheiros infantis, que foram
adaptados com sanitários pequenos, possibilitando assim trabalhar a
autonomia/independência das crianças nessa faixa etária, pequeno espaço para
fazer uma horta, sala de professores
equipada e organizada para reunião e/ou estudos, com computador para atender as
necessidades do corpo docente. Uma sala de gestores com birôs, computador, gela
água, almoxarifado, banheiro para funcionários. Retirada a escadaria sendo implantada uma rampa dentro dos padrões legais
de fácil acesso para locomoção dos envolvidos na instituição, Contamos com um
refeitório padronizado para atender as crianças, cozinha equipada com
almoxarifado de alimentos. Brinquedos reciclados de papelão, cano, pneus,
corda, garrafa PET, ferro, tecidos etc.
A equipe da
Secretária Municipal de educação estimula e adota programas de formação
continua e de graduação para os profissionais (que não têm) objetivando criar
condições de formação de competência, viabilizando a introdução nos padrões de
gestão de ensino, bem como, a ascensão funcional. Esta ação oportuniza cada
educador, a auto-fornação permanente, conquistando a autonomia intelectual,
tornando-se responsável pela socialização colaborativa de novos conceitos,
práticas e atitudes no âmbito da educação.
Porém, o que não se pode
faltar na Educação Infantil é conhecer as características de cada faixa etária;
garantir que algumas experiências essenciais façam parte do planejamento; seja
baseada em uma proposta pedagógica consistente; rotina, planejamento e a
avaliação das atividades; Brincar; Linguagem Oral; Movimento; Arte; Identidade
e Autonomia, Natureza e Sociedade, Matemática.
Tudo levando em
consideração a organização do tempo, do espaço e dos materiais em função das
características da turma por modalidade. As condições sobre o desenvolvimento
infantil, respeitando o modo de ser e de pensar específicos de cada idade,
desenvolver as diversas linguagens na aprendizagem.
Como todo e qualquer planejamento
a avaliação, os resultados obtidos deverão ser analisados buscando melhorias
para o desenvolvimento do processo de ensino. O PPP da escola tem como objetivo
de ser reavaliado a cada seis meses com parcialidade nas reuniões mensais com
os pais e comunidade escolar, buscando com isso atingir os objetivos proposto
para a faixa etária dos envolvidos no espaço escolar.
As avaliações são
realizadas tanto com os pais, comunidade escolar, conselho escolar, equipe
pedagógica e funcional desta instituição. Sempre são participes do sucesso da
escola em todos os seus aspectos físicos, educativo, cultural, político,
construindo juntos os desafios de uma gestão democrática os envolvidos assumem
sua parte de responsabilidade pelo projeto da escola, nas decisões partilhadas
no coletivo envolvendo todo, direto e indiretamente na escola.
A educação Infantil é
extremamente importante para o desenvolvimento integral do ser humano.
Portanto,
quando o gestor escolar constrói no coletivo democraticamente com participação
no espaço de transformação social com compromisso de fazer os alunos cidadão
através da construção coletiva, as crianças precisão ser portadora de direitos,
saberes e de conhecimento. Aprender brincando e crescer criando, a educação
Infantil é à base do desenvolvimento de aprendizagem para fortalecer e trilhar
os caminhos do ensino fundamental e seguir como sujeitos de direitos, educação
para todos em sua universalidade com eqüidade.
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