O gestor escolar, no processo de mudança desenvolve práticas profissionais nos espaços que estar inseridos, busca fortalecer o ensino contribuindo na perspectiva de implementar mecanismos que favorece ao desenvolvimento de aprendizagem dos alunos e subsídios ao suporte de se ter um ensino de qualidade no processo democrático e participativo.
Os gestores do sistema educacional precisarão ter mais empenho no seu papel de atender as necessidades dos espaços escolares com ferramentas ousadas da nova tecnologia no mundo virtual aberto com tomadas de decisões no coletivo.
Neste mundo globalizado em que vivemos precisam de todas as ferramentas necessárias para subsidiar nossa dinâmica, sejam elas de conhecimento específico ou da própria área de trabalho ou mesmo através do uso de novas tecnologias, seja digital ou virtuais e entre outras.
“ uma escola que faz a gestão do conhecimento e que permite a criatividade e a autonomia, é uma escola que está contribuindo adequadamente para a construção do verdadeiro saber coletivo” Scheila.
A escola na transformação social contribui para formar o cidadãs críticos e participativos, o elo na interatividade e insistir numa atitude colaborativa.
Sabe-se que é preciso investir em conhecimento tanto no corpo docente como nas ferramentas de trabalho para que a mudança organizacional escolar ocorra, todos os envolvidos sejam co-responsável a inovação como desafio e situação motivadora para desenvolverem um trabalho para além de seus próprios limites.
A inserção das novas tecnologias na gestão escolar é fundamental, uma vez que “hoje é necessário que cada escola mostre sua cara para a sociedade, que diga o que está fazendo, os projetos que desenvolve, a filosofia pedagógica que segue, as atribuições e responsabilidades de cada um dentro da escola”. (MORAN, 2003, p. 3). Assim, a participação dos pais e alunos é facilitada, bem como a troca de informações e experiências com a comunidade e a discussão e tomada de decisões compartilhadas.
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